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Ter um Layout adequado é essecial para alavancar as vendas da loja e garantir a melhor experiência de compra. Mas o que é preciso para definir o espaço adequado de cada categoria dentro da loja bem como uma exposição que estimule as vendas? Nesse vídeo, abordaremos alguns critérios importantes para levar em consideração na hora de estabelecer o Lay Out mais adequado para cada loja.
Ter o estoque e o sortimento adequado para cada loja é imprescíndível para controlar os custos e ter boa rentabilidade, garantindo assim uma operação saudável. Para isso, é importante que o sortimento seja definido com base no que o cliente da loja quer comprar. Nesse vídeo, veremos 4 passos importantes que ajudarão a definir o sortimento ideal de uma loja.
Além de definir o melhor sortimento para cada loja, é necessário gerenciar esse sortimento de maneira adequada para garantir os melhores resultados. Nesse vídeo, aprenderemos como gerenciar o sortimento com base no indicador de produtividade e o que levar em consideração na hora de adicionar, manter ou excluir um produto do sortimento. Além disso, veremos a importância de estabelecer uma periodicidade para a revisão do sortimento.
Com o sortimento bem definido e gerenciado, é hora de estabelecer a melhor exposição dos produtos na gôndola, ou seja, o planograma. Para isso, é importante conhecer o comportamento do consumidor bem como os desafios e estratégias de crescimento de cada categoria. Nesse vídeo, veremos como esses aspectos ajudam na definição de uma exposição estratégica dos produtos na gôndola.
Além de conhecer o comportamento do consumidor bem como os desafios e estratégias de cada categoria, é necessário levar em consideração alguns indicadores de desempenho para estabelecer critérios para uma compra eficaz e um planograma estratégico. Nesse vídeo, veremos a importância de dois indicadores logísticos que auxiliarão na hora de desenvolver o planograma para evitar rupturas e garantir a lealdade do consumidor para com a loja. São esses: Giro e Dias de Reabastecimento.
Para que o negócio dê lucro, é importante que cada categoria entregue a melhor rentabilidade possível. Portanto, além dos indicadores logísticos, é importante considerarmos alguns indicadores financeiros no momento de estabelecer o planograma para que, além de evitar rupturas, tenhamos lucratividade. Nesse vídeo, veremos o papel de 4 indicadores financeiros na hora de estabelecer o planograma: Ponto de Equilíbrio, Margem, Mark up e GMROII.
Com o LayOut da loja adequado e o sortimento e planograma de cada categoria baseados nos hábitos de consumo dos seus clientes bem como desenvolvidos considerando indicadores financeiros e logísticos, a loja terá uma operação saudável e entregará boa rentabilidade. Porém, algumas práticas comuns na relação entre varejo e indústria podem influenciar negativamente o resultado das categorias e comprometer a saúde do negócio. Nesse vídeo, veremos como alguns acordos comerciais, se não forem bem avaliados e implementados de maneira correta, podem prejudicar o desempenho da loja, comprometer a rentabilidade do seu negócio e desgastar o relacionamento com outros parceiros comerciais.
É possível oferecer uma experiência de compra prática e ainda assim aumentar os gastos do cliente? Um layout de loja adequado às necessidades do consumidor revela que sim. Conheça o Supermercado Ligeirinho, que entendeu quem eram seus principais compradores e passou a expor conjuntamente as categorias mais buscadas por eles, criando minimundos de soluções. Com as alterações no layout, os compradores passaram a encontrar com rapidez os itens relacionados às suas necessidades e aumentaram seu gasto médio na loja.